As Notícias do Brasil
Publicado em 21/07/2017, às 10:58
Fonte:

O Brasil é maior que a soma de todas as partes

Nós não temos vergonha de ser brasileiros. Nós amamos o Brasil. O todo é maior que a soma das partes, o amor por um país não pode ser explicado apenas pela soma de seus componentes individuais. A corrupção e a crise econômica têm nos assolados nos últimos anos, mas o orgulho por ser brasileiro consiste fundamentalmente em uma forma de conceber nosso país como um todo integrado. 

Associação Eu Amo o Brasil – EAB, criada em 2014, tem com o objetivo resgatar os valores nacionais, tais como o patriotismo, civismo, respeito à pátria, ressaltando as tradições, recursos e belezas naturais do Brasil. É com pesar que recebemos os resultados divulgados pelo Instituto Datafolha nesse último dia 26 de junho, constatando que a crise política e econômica instalada no país contaminou a autoestima dos brasileiros. A pesquisa aponta que a vergonha pela nacionalidade acometeu 47% da população, maior índice registrado pelo Instituto desde o início da série histórica, em março de 2000. 

Em nossa missão conclamamos todos os brasileiros a soltar um brado retumbante em suas ações do dia-a-dia para declarar o seu amor pelo país. Buscamos incentivar o movimento nacionalista de forma positivista, pois a partir do momento em que a população se sente parte da nação, passa a ter interesse na permanência em seu território, na união de seus compatriotas e a ter orgulho por seu país. Um povo unido, apto assim a lutar por melhorias das estruturas dos sistemas sociais. 

Neste período em que estamos vivendo, o país precisa de união. A vergonha é um sentimento penoso por se ter cometido alguma falta ou pelo temor da humilhação. Não podemos deixar que a classe política desonre a nossa pátria brasileira. O positivismo possui ideais republicanos há tempos esquecidos por nossos governantes. Mas não devemos nos enganar, o Brasil não é lugar de gente corrupta, não é um país de ladrão, embora essas pessoas estejam sendo denunciadas diariamente pela grande imprensa. É preciso tomar cuidado com os discursos que alienam e fazem com que as pessoas desistam do Brasil e acreditem que a corrupção é algo comum e intrínseco a todos e não a uma casta específica da sociedade. Generoso como nenhum outro povo, o Brasil é sim um lugar de pessoas trabalhadoras e que está todos os dias lutando para construir uma vida digna para os filhos dessa nação. 

Como já dizia o filósofo francês Auguste Comte “L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but” (“O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim'). O amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas. A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo. O progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem. Assim sendo, do desenvolvimento da Ordem resulta o Progresso individual, moral e social. Precisamos resgatar esses valores destacados na Bandeira Nacional do Brasil idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada pelo artista Décio Villares, com a fundação da República brasileira. 

Nosso país é acima de qualquer dicotomia partidária, é acima dos interesses econômicos individuais. Somos 26 Estados e mais um Distrito Federal, 5.570 municípios, 207,8 milhões de brasileiros e uma única pátria. O povo brasileiro é plural, acolhedor mundial, mutante em sua cultura, fauna e flora, com diversas características geográficas, linguajar e forma de se relacionar com o mundo e encantar as demais nações.

A corrupção não deve atrapalhar o orgulho que temos do nosso país. Incansavelmente buscaremos por governantes virtuosos que, acima dos seus interesses particulares e gananciosos, tenham interesse pelo Estado brasileiro. Homens que tenham como qualidade a renúncia, a abnegação dos seus próprios direitos e tenham como prioridade os interesses do povo.

Embora esteja enfrentando um período de transformação, graças a pessoas honestas e trabalhadoras, o Brasil está conseguindo caminhar de forma estável e logo retomará seu crescimento econômico. Ainda que seja uma fase árdua, vale lembrar que em momentos em que o status-quo é rompido ocorrem as mudanças para caminhos melhores. Que esse momento nos sirva de lição para que estejamos unidos para as próximas escolhas e diretrizes que atendam aos interesses da nação, com pilar em uma pátria formada por governantes virtuosos, afastada da corrupção em suas instituições legislativas e executiva. 

Podem nos taxar de sonhadores, de utopistas, de novos Modernistas ou Tropicalistas. EAB acredita que a o amor pelo Brasil é o primeiro passo para contribuir para a formação de uma unidade nacional, com respeito à pátria, a fim de alcançar uma sociedade melhor, mais igualitária, menos corrupta, com a economia fortalecida, com acesso principalmente à saúde e à educação. Saudações aos 53% dos brasileiros que estão unidos pelo nosso país e parcebem a importância dessa união para a construção de um Brasil melhor. E vamos resgatar os 47% que estão envergonhados, para todos os 100% dos brasileiros gritem em uma só voz: EU AMO O BRASIL.