Notícias

31.08.2022
Educação

Conheça as origens e informações do Selo Nacional Brasileiro

 

Fique por dentro de uns dos principais Símbolos da Nação Brasileira.

 

No segundo capítulo da série sobre os símbolos nacionais, iremos dar continuidade com outro importante ícone da nação, o Selo Nacional.

O selo nacional foi estabelecido em novembro de 1889 pelo primeiro presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, a criação está relacionada ao Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.

Algumas funções do selo são: Autentificar documentos expedidos ou autorizados pelo governo, normalmente usados por documentos oficiais, atos do Estado, diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas pela nação.

O símbolo possui duas versões, a colorida (verde, amarelo, azul e branco) e a preto e branco. Semelhante ao círculo da bandeira nacional, o selo possui a esfera celeste juntamente com as estrelas, em volta a inscrição ‘República Federativa do Brasil’.

O Selo ou qualquer que seja o símbolo nacional, é protegido pela Lei n° 5.700, de 1° de setembro de 1971, que define a padronização e define as dimensões, cores, aplicações e representações dos símbolos.

Aprender sobre os símbolos da nação é fundamental para a construção da nossa identidade nacional, esse é uns dos papéis da EAB, disseminar o conhecimento e valorização da nossa pátria.

Se você gostou do nosso conteúdo, siga a gente nas redes sociais e associe-se a nossa causa.