Você sabe quais são os Símbolos Nacionais?
Armas Nacionais, Bandeira Nacional, Hino Nacional e Selo Nacional, conheça um pouco mais sobre os principais Símbolos do país.
Existem ao todo quatro símbolos nacionais: Armas Nacionais, Bandeira Nacional, Hino Nacional e Selo Nacional que possuem o papel da representação da nossa Pátria, todos eles são estipulados por meio do decreto nº 4, de 19 novembro de 1889, que estabelecem os distintivos da bandeira, armas nacionais, selos e sinetes da República.
A EAB irá dividir essa série sobre os Símbolos Nacionais em quatro capítulos, nesse texto abordaremos o selo Armas Nacionais.
Armas Nacionais:
Criado por Artur Sauer e Luís Grüder em 1889, logo após Marechal Deodoro da Fonseca instaurar o sistema de República, o símbolo Armas Nacionais ou conhecido como Brasão de Armas, representa a glória, a honra e a nobreza do país.
Uma das usabilidades do símbolo é ratificar documentos oficiais, atos ou eventos oficiais do governo e até mesmo diplomas e certificados expedidos em território nacional.
Não podemos esquecer que todos os símbolos possuem regras em sua reprodução e que devem ser seguidas conforme a lei Nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, o uso indevido ou alteração será punida a rigor da lei.
Segundo o site oficial do senado: “O uso do símbolo é obrigatório nos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e pelas Forças Armadas. Também estão presentes em todos os prédios públicos, representando as características que compõem a República Federativa.” Podemos encontrar o brasão em documentos como RG, CNH e o Título de Eleitor.
Sobre o Símbolo:
“O brasão é um escudo azul, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, disposta na forma da constelação Cruzeiro do Sul, com uma espada em riste. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro.
Abaixo do símbolo traz a data da Proclamação da República Federativa do Brasil, 15 de novembro de 1889”.
Fonte: Agência Senado
